domingo, julho 29, 2007

Superliga 2007/2008

Como disse aqui há uns dias atrás vou fazer uma abordagem á próxima temporada de futebol.

Estava só á espera que os 3 gandes acertassem as últimas contratações, para conseguir fazer uma análise mais cuidada. Antes de mais é de referir e dar importância á saida de jogadores chave nas estruturas das equipas, e digam o que disserem, vão deixar saudades. Resta saber, se essas saudades vão ser atenuadas pelas exibições que os novos reforços irão fazer.

F.C.Porto

Campeão em título, a equipa mais estável a época passada.

Teve 2 saídas de peso. Anderson e Pepe. A qualidade técnica e o génio de Anderson vão-se fazer sentir, assim como a segurança e a estabilidade defensiva que Pepe conferia á equipa. Pepe vinha-se a revelar um jogador chave na estrutura portista, e agora com a sua saida, esperamos as exibiçoes de Stepanov, o mais sério candidato a ocupar a vaga deixada em aberta por Pepe. O jovem Anderson provou o seu valor no FCP fazendo exibiçoes excepcionais. Um jogador que podia jogar em várias posiçoes do meio campo, será que Leandro Lima vai conseguir fazer esquecer o puto ? Ao que temos visto, e particularmente ontem no jogo frente ao Boavista, é um jogador rápido tecnicista e que promete a discussão de um lugar na equipa orienta por Jesualdo Ferreira. Na frente de ataque Postiga pode tar de saída, e ir para um clube onde seja mais respeitado e onde possa jogar mais. Adriano poderá fazer uma dupla muito interessante com Farias, outro reforço para esta epoca.
Mas diria que o melhor reforço dos dragões, foi a permanência de Ricardo Quaresma.
Em suma, podem não ser contratações sonantes, mas são concerteza de valor, e o Porto, como é de esperar vai fazer tudo para ficar sempre lá em cima.


S.L.Benfica

Uma equipa que só não faz mais a epóca passada porque começou de um forma absurda o campeonato, e porque os seus adversários directos deram muita luta. Uma equipa com grandes nomes, com muita experiência. Mas com saidas que me pergunto se não poderão destabilizar a equipa. A saida de Karagounis, que apesar de tudo ainda fez umas boas exibições, e as saidas do motor de arranque Micolli e Simão poderão fazer-se sentir na estrutura ofensiva da equipa. Mas o Benfica reforçou-se muito bem, muito bem. Na minha opinião o Benfica é o mais sério candidato ao título esta época. Bergessio, Cardozo, Zoro (que impressiona pela estampa física), Coentrão ( que poderá não ser titular, mas que vai discutir um lugar, e é sempre uma opção válida para Fernando Santos ), Manuel Fernandes ( um senhor, que a meu ver pode muito bem ter um lugar na equipa titular ), Di María e aquele que pode ser o melhor reforço encarnado, o puto Freddy Adu que é um jogador que de facto promete muito, pergunto-me é se ficará muito tempo no Benfica.
Uma equipa que quer ganhar as competições onde está inserida, e que como já disse, é a mais séria candidata a isso.

Sporting C.P

Sendo o meu clube, é a equipa que me preocupa mais neste momento. A época passada o Sporting, foi claramente a melhor equipa na segunda fase. Melhor defesa, e dos melhores ataques, ficando Liedson o melhor marcador do campeonato. E é na defesa que as coisas começam a complicar. As saidas de Ricardo, Caneira e Tello, constituem a perda de 60 % da defesa ( que recordo, foi a melhor da epoca passada ). Só aqui são logo 3 perdas de peso. Ricardo porque estava a realizar uma epoca tranquila, Tello porque fez a sua melhor epóca, e Caneira por ser aquele jogador experiente que pode jogar em toda a parte da defesa. Bom, para comaltar estas saidas, chegaram o Stoikovic, Gladstone, Pedro Silva e hoje Maryan Had, que se vão juntar a Rui Patricio, Tiago, Polga, Tonel ( que desconfio que não vai começar a epóca, devido ao interesse de alguns clubes europeus ), Abel e Ronny. A minha pergunta é : que defesa ? o que é que é isto ? Polga é titularissimo, mas e de resto ?
Passando para o meio campo. Arrisco-me a dizer que tinhamos não o melhor, mas talvez o meio campo que melhor se conhecia da liga. Moutinho, Veloso, Nani e Romagnoli ( ou Djaló ), quadro que se conheciam de cor e salteado, jogavam quase de olhos fechados porque sabiam a forma de jogar um dos outros. Nani saiu, ficaram com o Romagnoli e foram buscar o Vuckevic e o Ismailov. Também gostava de saber como é que o reforço que vai se conseguir entrosar com a equipa. O Veloso ( que precisa de emagrecer ) e o Moutinho são titularissimos, de resto não sei quem vai preencher o losangulo. Talvez o Romagnoli jogue a dez, e o Vuckevic e o Ismailov tenham que disputar um lugar. Não nos podemos esquecer de Farnerud e Paredes que também fazem parte da equipa.
No ataque Liedson é indiscutivelmente titular, resta saber se Purovic e Derlei, vão ser pareceiros melhores que Djaló. Duvido.



A nível interno temos 3 competições, o que vai aumentar o ritmo competitivo das equipas.

Benfica favorito, na minha opinião.


APC

2 comentários:

- Nuno T - disse...

Se viste hoje o jogo com os egípcios do Manuel José, se calhar as coisas ainda não são assim tão lineares quanto isso... a ver vamos.

biodesagradaveis disse...

Sim, vi o jogo. Mas acho que não se pode fazer uma avaliação da equipa por uma serie de maus resultados na pré-temporada. O benfica reforçou-se muito bem, mantem jogadores importantes como o Luisão, Katsouranis e Petit, e agora é uma questão de tempo até os reforços se adpatem á forma de jogar uns dos outros.
Mas claro que, como sportinguista, gostava de tar errado. Mas para mim o SLB é a equipa que melhor se reforçou. Como dizes, a ver vamos.

APC