sexta-feira, junho 29, 2007

SBSR 2007

Bom, escrevo este post em condições fisicas lamentáveis, no entanto vou fazer um esforço para publicar isto duma assentada.
É mais que sabido que a minha ida ao SBSR foi devida aos Metallica, sem desprimor para o Satriani, de quem irei falar mais daqui a um bocado.
As 2 bandas portuguesas e os norte americanos Blood Brothers que actuaram ontem, não as vi ( graças a deus ) mas a nível musical considerei-as fraquinhas e muito parecidas umas com as outras.
O dia começou,para mim, em Mastodon, que meus amigos, nunca tinha ouvido, se bem que já tinha ouvido falar, e só tenho a dizer uma coisa - baterista - meu deus, o homem dá-lhe muito mesmo. Deram um concerto a abrir, e acabaram em grande, não sei o nome da música, mas sinceramente acabaram muito bem.
Em Stone Sour fomos todos comer, deixamos para lá o Corey Tailor a cantar para meia dúzia de pessoas.
Mas o melhor estava para o fim, como sempre, e JOE SATRIANI, meus amigos, foi qualquer coisa do outro mundo, o senhor é um guitarrista do caraças, toca de todas as formas e feitios, até com os dentes, a fazer lembrar o génio Jimmy Hendrix. Foi o aperitivo, e que rico aperitivo meus senhores, para os monstros que se seguiam e que o público aguardava com ansiedade, METALLICA.
Ao longo do dia olhava-se para a malta que lá estava e não havia outra palavra que nos viesse á cabeça, a não ser METALLICA. Sentia-se a ansia, sentia-se a saudade, sentia-se o nervosismo, que ambiente espectacular se viveu ao longo do dia.
Mas de facto, os 4 senhores que se seguiam eram os METALLICA, e aqueles 30 minutos de atraso ainda alimentou mais o desejo de os ver e de berrar até cuspir a pleura. Quando as luzes se apagam, e começa a soar os primeiros acordes da Ecstasy of Gold ( a música que usam habitualemnte para abrir os espectáculos ) meu deus ... foi espectacular, sabem aquela sensação de " é agora, esperei mais de 3 anos para ve-los, e vou ve-los agora" apoderou-se de mim. Aqueles 60 mil fãs, menos fãs, curiosos, veteranos, jovens, homens, mulheres, do norte ao sul do país, ali todos para o mesmo: vê-los. Mesmo que não soubessem as letras, mesmo que não soubessem o tom, faziam "HEY HEY HEY HEY" e já estavam a fazer parte do grande espectáculo que se deu ontem.
Quando se esperava que os 4 senhores, tocassem a Enter Sandman, eles supreendem com um fantástico Creeping Death, sempre a abrir, a levar os cerca de 40 mil ao rubro, que loucura meus amigos, que loucura. Uma setlist perfeita, com os tais clássicos que se lhes exigiam "Master of Puppets", "Sad but True", "One", "Fade to Black", e com a surpreendente "The Memory Remains" e a não aguardada, mas desejada "Orion", entre tantas e tantas outras. Foram 3 horinhas do caraças, memoráveis, e que no fim, quando uns já pensavam que era impossivel mais, eles voltam ao palco, e tocam a derradeira, aquela que todos ansiavam para poder gritar a plenos pulmões, SEEK 'N' DESTROY.
Uma forma vocal do James espectacular, não esperava mesmo, um Kirk cada vez mais espectacularmente virtuoso, um Lars na bateria, na minha opinião eximío como sempre, e um Trujillo que pronto, é um deles, não faz esquecer nem o Cliff Burton, nem o Jason, mas porra, é um Metallica, e eu que não vou á bola com ele, gostei dele. Em conjunto os 4 primaram pela segurança que encontravam por tras de cada um dos temas. Um espectáculo a nivel visual muito bom, com pirotecnia, principalmente na "One"... lindissimo.
Terminaram em grande, e ainda ficaram uns minutos no palco os 4, ali, só para nós, só para nós. E como disse o James : Somos como uma grande familia não somos ? E a verdade é que : sim, somos como uma grande familia James. Ainda deu tempo para o Kirk tentar falar em Português dizendo "TÁS BEM ?", o que foi um momento a roçar o cómico, tais como os sucessivos HURRA que o James nos arrancou.
Uns Metallica que provaram porque é que são considerados por muitos a melhor banda do mundo. Genial, Genial, Genial ... Nota máxima.
E para acabar, faço minhas as palavras do Kirk:

OBRIGADOOOO MOTHERRRRFUCKKKKKERSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS !!!!!!!!!!!!!!!!


Agora posso morrer.


P.S.: O youtube nos próximos dias, ficará cheio dos momentos de ontem, é aguardar.


APC

Sem comentários: