quinta-feira, outubro 11, 2007

TERTÚLIA COR-DE-ROSA DA MEDICINA #02

Caros leitores,

Escrevo este texto de Maputo, onde estou a participar numa conferência com tema “Sida: uma doença sim senhor, ou uma vaca de merda?”. Fui convidado pelo professor Frank Kollag, que foi meu mestre na faculdade.
Bom, não é da cimeira que vos vou falar, mas sim duma série de doenças oportunistas que tenho visto por estes lados. Há toda uma panóplia de doenças que sendo oportunistas, esperam que a doença grande afecte um individuo para depois …ZÁS! São doenças que, quais abutres, esperam que o organismo esteja suficientemente debilitado para atacar. São doenças, que claramente só querem aparecer nas capas das revistas médicas, querem ser faladas, e não importa o que fazem para aparecer. Mas doenças oportunistas há em todo o lado, não só em Portugal. Quase que dá um quentinho na alma, saber que há pessoas fora de Portugal, que também morrem pelas doenças oportunistas. É bom saber que o oportunismo de certas e determinadas doenças, que não vou dizer o nome, porque até me ficava mal, impera por este mundo fora. Vou ser polémico, mas sendo eu especialista nesta área, tenho que dizer que AS DOENÇAS OPORTUNISTAS SÃO COBARDES.
Agora, o social das doenças não é só uma grande história negra, também há o lado bonito, e tenho que falar duma doença que tem desenvolvido a sua vida, duma forma pacífica e amena, uma doença que é pisada constantemente: o furúnculo do pé. O furúnculo do pé, é uma doença discreta que só contamina porque o pisam. É uma doença que eu estimo muito, já tive a oportunidade de estudar as grandes famílias dos furúnculos do pé, e fiquei com a impressão que são doenças sensacionais, muito amigas de outras doenças, como o herpes labial e vaginal. E se é para provar as boas maneira do furúnculo do pé, posso ser eu ao faze-lo, na medida em que o vi a sair do IPO de Maputo, de onde tinha acabado de visitar o seu amigo Cancro. Nem todas as doenças têm esta delicadeza e forma bonita de estar na vida.
Hoje vi duas doenças que negaram um relacionamento o mês passado, mas que pelos vistos, estão juntinhas a Catarata e a Miopia, estão juntas, numa relação lésbica, e têm escondido este grande amor porque, ao que apurei o Estigmatismo e o Estrabismo, assumiram a sua relação homossexual e foram postos de lado. Uma forma prudente de proteger uma relação, não só intima, mas também social.
De Maputo, por hoje é tudo, depois de amanhã devo regressar a Portugal, com mais notícias fresquinhas do social das doenças.

Dr. Severiano Teixeira

Sem comentários: